quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SUMO


História
Na mitologia japonesa, há uma lenda que afirma que a origem da “raça japonesa” teria vindo de uma luta desumô entre o deus Take-mikazuchi e o líder de uma tribo rival. A luta teria sido vencida pelo deus, garantindo a supremacia dos japoneses nas ilhas nipônicas.
Independente de lendas, há registros da prática do sumô de mais de 1.500 anos. Além disso, originalmente, o sumô não era apenas um esporte, mas também um ritual religioso. Com o tempo, ele foi se caracterizando cada vez mais como um esporte, com regras e campeonatos, mas sempre mantendo sua característica espiritual, como ocorre com boa parte das artes marciais orientais.

No Brasil, o sumô começou a ser praticado pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro campeonato foi realizado na colônia de Guatapará, no interior de São Paulo, em 1914. A mais antiga instituição ligada ao esporte, a Federação Paulista de Sumô, surgiu em 1962.
Em 1998, surgiu a Confederação Brasileira de Sumô (CBS), e em 2000 o Campeonato Mundial  foi realizado em São Paulo, tendo sido a primeira vez que ele ocorria fora do Japão.
Categorias
Apesar de ser associado com os gordos, há muitos magros (ou quase) praticando sumô. Há várias academias que dão aulas dessa modalidade esportiva. Para maiores informações, o ideal é entrar em contato com a CBS.
As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos):
Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve  (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio  (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)
Vale ressaltar que no Japão e em vários outros países, só existe a categoria absoluta, por razões de tradição.
Além disso, há várias gradações no sumô profissional, que vão da jyonokuchi até a mais alta de todas, amakuuchi (que ainda possui cinco subdivisões, sendo a mais alta a yokozuna). Segundo estatísticas, cerca de 90% dos lutadores profissionais não chegam ao juryô, que antecede a makuuchi, e apenas 0,1% alcançam a yokozuna.

Regras do sumô

  • A aplicação de golpes proibidos – como chutes, socos, enforcamentos, etc. – podem levar a uma desclassificação e vitória imediata do oponente.
  • É proibido segurar a parte do mawashi que cobre os órgãos genitais. Apenas é aceitável que segure-se as partes laterais do traje.
  • As categorias não são divididas por pesos. Então pode acontecer de um lutador enfrentar alguém com o dobro do seu peso. Então, para ganhar, é necessário utilizar os golpes de sumô.
  • Por ser um esporte muito rápido, o sumô necessita de muitos juízes para não deixar escapar nenhum detalhe. Normalmente são 6, um principal que anuncia o início e o fim da partida, e 5 adjacentes que servem para discutir com o juiz principal sobre algum golpe ou movimento duvidoso.
  • A vitória não pode ser muito comemorada pelo rikishi em respeito ao adversário derrotado.
http://www.blogodorium.com.br/sumo-historia-videos-e-fotos-de-lutadores/







JIU JITSU

Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.

Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Sistema de faixas e idades correspondentes

I . BRANCA – Iniciante, qualquer idade

II. CINZA – 04 a 15 anos

III. AMARELA – 07 a 15 anos

IV. LARANJA – 10 a 15 anos

V. VERDE – 13 a 15 anos

VI. AZUL – 16 anos ou mais

VII. ROXA – 16 anos ou mais

VIII. MARROM – 18 anos ou mais

IX. PRETA – 19 anos ou mais

X. VERMELHA E PRETA

XI. VERMELHA



O jiu jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão e Brasil, onde se desenvolveu, aprimorou e tornou-se o centro mundial desta preciosa arte.

O jiu jitsu desportivo é a parte competitiva, onde os atletas exibirão suas habilidades técnicas, físicas e psicológicas com o objetivo de alcançar a vitória sobre seus adversários.
Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações, como também lançar seu adversário ao solo através de quedas enquanto os golpes não válidos, considerados desleais, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais, torcer dedos ou qualquer outro processo tendente a traumatizar com o uso das mãos, cotovelos, joelhos e pés

Os principais golpes e movimentos do jiu jitsu são:

Projeção/Queda

Passagem de guarda

Montada

Raspagem

Triângulo

Omoplata

Mata-Leão

Mão de Vaca

Gravata Técnica

Estrangulamento

Projeção/queda: É qualquer desequilíbrio do adversário que o leve ao chão, seja de costas ou de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança Contudo, o atleta que aplicou o golpe deve ter dado início ao movimento com os dois pés dentro da área de combate.

Passagem de guarda: Quando o atleta fica por cima do adversário. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta que está por baixo toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.

Montada: Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.

Raspagem: Ocorre quando o atleta que está por baixo prende o adversário entre suas pernas e rapidamente desequilibra-o para o lado, invertendo a posição.
http://www.sempredicas.com.br/jiu-jitsu-golpes

 

BOXE

A aula foi apresentada pelo nosso grupo. Iniciamos com uma breve apresentação sobre o boxe e focamos mais parte do tempo para a parte prática da aula.

HISTÓRICOS, GOLPES E CURIOSIDADES

Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos).

Crescimento 
Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.

No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).

O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos 
Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.

Principais golpes de boxe: os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).
Principais organizações internacionais:
- Associação Mundial de Boxe (AMB)
- Conselho Mundial de Boxe (CMB)
- Federação Internacional de Boxe (FIB)
- Organização Mundial de Boxe (OMB)
Principais boxeadores e suas conquistas nas Olimpíadas
- Muhammad Ali conquistou medalha de ouro na categoraia meio-pesado, nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).
- O boxeador canadense Lennox Lewis venceu o norte-americano Riddick Bowe na final dos superpesados dos Jogos Olímpicos de Seul (1988).
- O boxeador cubano Teófilo Stevenson foi três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado (entre 1972 e 1980).
Você sabia?
- Nas Olimpíadas de Londres 2012, o boxe foi uma das modalidades olímpicas. Foi também a estréia do boxe feminino em Jogos Olímpicos. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conqusitadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze.
- A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.
www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_boxe.htm

 
 


 
 
 
 
 

MUAY THAY

O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandêsa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata pois os documntos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayuddhaya levando-a a a ruínas e com isso destruíndo muito sobre a história do povo tailandês. No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
 
CATEGORIAS
* Associação Brasileira de Muay Thai (www.bmta.com.br)
Mosca Ligeiro - 48.080 kg
Mosca - 51.255 kg
Galo - 54.431 kg
Pena - 57.152 kg
Leve - 60.327 kg
Super Leve - 63.502 kg
Meio Médio Ligeiro - 67.131 kg
Meio Médio - 71.214 kg
Médio - 75.296 kg
Meio Pesado - 81.193 kg
Cruzador - 86.182 kgPesado - 91.172 kgSuper Pesado + 91.172 kg
 
:: CARACTERÍSTICASÉ conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física a torna a mais eficiente, poderosa e sem dúvida a mais dura luta de contato total dentre todas as artes.

Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao quinto round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, típicos desta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.Na Tailândia o Muay Thai é tão popular quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potência do esporte do mundo. Além de criadores do Muay Thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses terem uma estrutura física pequena.
 
:: TÉCNICASAs técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses eram considerados os melhores em sua arte marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Mas hoje em dia a grande potência no Muay Thai e o desporto mais parecido com Muay Thai, o kickboxing é a Europa com ênfase a Holanda que lançou Ramon Dekkers e outros grandes lutadores.Golpes básicos
• Socos(Madrong e Taymadrong)
• Chutes (Dteh)
• Joelhadas (Kao)
• Cotoveladas (Sok)• Defesas (Pongkan)• Clinch (Plam)
 
VIDEOS