quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SUMO


História
Na mitologia japonesa, há uma lenda que afirma que a origem da “raça japonesa” teria vindo de uma luta desumô entre o deus Take-mikazuchi e o líder de uma tribo rival. A luta teria sido vencida pelo deus, garantindo a supremacia dos japoneses nas ilhas nipônicas.
Independente de lendas, há registros da prática do sumô de mais de 1.500 anos. Além disso, originalmente, o sumô não era apenas um esporte, mas também um ritual religioso. Com o tempo, ele foi se caracterizando cada vez mais como um esporte, com regras e campeonatos, mas sempre mantendo sua característica espiritual, como ocorre com boa parte das artes marciais orientais.

No Brasil, o sumô começou a ser praticado pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro campeonato foi realizado na colônia de Guatapará, no interior de São Paulo, em 1914. A mais antiga instituição ligada ao esporte, a Federação Paulista de Sumô, surgiu em 1962.
Em 1998, surgiu a Confederação Brasileira de Sumô (CBS), e em 2000 o Campeonato Mundial  foi realizado em São Paulo, tendo sido a primeira vez que ele ocorria fora do Japão.
Categorias
Apesar de ser associado com os gordos, há muitos magros (ou quase) praticando sumô. Há várias academias que dão aulas dessa modalidade esportiva. Para maiores informações, o ideal é entrar em contato com a CBS.
As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos):
Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve  (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio  (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)
Vale ressaltar que no Japão e em vários outros países, só existe a categoria absoluta, por razões de tradição.
Além disso, há várias gradações no sumô profissional, que vão da jyonokuchi até a mais alta de todas, amakuuchi (que ainda possui cinco subdivisões, sendo a mais alta a yokozuna). Segundo estatísticas, cerca de 90% dos lutadores profissionais não chegam ao juryô, que antecede a makuuchi, e apenas 0,1% alcançam a yokozuna.

Regras do sumô

  • A aplicação de golpes proibidos – como chutes, socos, enforcamentos, etc. – podem levar a uma desclassificação e vitória imediata do oponente.
  • É proibido segurar a parte do mawashi que cobre os órgãos genitais. Apenas é aceitável que segure-se as partes laterais do traje.
  • As categorias não são divididas por pesos. Então pode acontecer de um lutador enfrentar alguém com o dobro do seu peso. Então, para ganhar, é necessário utilizar os golpes de sumô.
  • Por ser um esporte muito rápido, o sumô necessita de muitos juízes para não deixar escapar nenhum detalhe. Normalmente são 6, um principal que anuncia o início e o fim da partida, e 5 adjacentes que servem para discutir com o juiz principal sobre algum golpe ou movimento duvidoso.
  • A vitória não pode ser muito comemorada pelo rikishi em respeito ao adversário derrotado.
http://www.blogodorium.com.br/sumo-historia-videos-e-fotos-de-lutadores/







Nenhum comentário:

Postar um comentário