quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Zona alvo de treinamento

Aula prática-21/09

Antes de começarmos a professora falou sobre a zona alvo de treinamento em frequência cardíaca e a relação esforço/pausa no MMA que é de 10 segundos de esforço,para 40 segundo de pausa.A zona de treinamento por frequência cardíaca se resume em:
  • Leve.< 65%
  • Moderado-65% a 85%
  • Forte >85 %
Para calcular a frequência temos entre varias as seguintes formulas

Tanaka -208-(0,7 x idade) Jones 210(0,65 x idade)


É importante sabermos bem a zona alvo do treinamento para poder aplicar na periodização do atleta,isso também foi explicado em sala.
Por final botamos em prática a teoria do treinamento,realizando sequencias de jab/direto e chute como esforço e esquivas e movimentações como pausas ativas conforme o explicado em sala.
Os resultados foram

Ricardo-FC repouso-59/FC máxima-182
Bruno-FC repouso-62/FC máxima-198
A partir dos dados apresentados,calcula-se e estima a intensidade do treinamento para o atleta.


Jab/Direto




MMA

MMA

O MMA(Mixed Martial Arts,artes marciais mistas)é um esporte de combate tanto de domínio,como de percução ,ou seja,são permitidos golpes como socos,chutes,joelhadas como também chaves,quedas e estrangulamentos.É o esporte que mais cresce no mundo,conquistando vários fans pelo mundo,inclusive no brasil,aonde há os melhores atletas do esporte como Anderson Silva,Junior dos Santos,José Aldo,entre outros.O esporte tende a crescer muito mais conquistando ainda mais admiradores pelo mundo.
O MMA tem a sua própia rede social de lutadores,onde é possível ver seu cartel de lutas, adversários,qualidades,defeitos,etc.

AULA PRÁTICA DE MMA 14/09


AQUECIMENTO:
Começando com um trote em volta do tatame, realizando saltitos e saltos,  como forma de aquecimento geral, logo após um trabalho de pliometria baixa e média, variando os movimentos, como (perna aberta, perna fechada, 1 pé só..)
PARTE PRINCIPAL:
Todos os alunos espalhados de frente ao espelho, e ao comando da professora, fazer movimentos do MMA, socos como: jab e direto, e chutes, e logo após, o mesmo trabalho em duplas, ao final da parte principal, um trabalho de passagem de guarda, onde um aluno deitado no chão, elevava as pernas e tinha como objetivo não deixar seu oponente entrar na guarda, e melhorando depois, o aluno deitado segurava a raquete, e o oponente em pé deveria passar a guarda e chutar na raquete
FINAL DA AULA:
Todos formam um círculo, a professora explica outras variações de forma de trabalho para a aplicação da passagem de guarda.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

História da capoeira

Raízes africanas 
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

No Brasil 
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Três estilos da capoeira 
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Você sabia?
- É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.



CAPOEIRA 17/08


A aula iniciou com um aquecimento, uma brincadeira do pega*pega já utilizando movimentos da capoeira, como ginga e ahú, logo após foi realizado um alongamento feito por um aluno.
Como primeira atividade a turma foi separada em duplas, cada um com um pano na cintura. O objetivo dessa atividade era retirar o pano do colega, gingando.
Na segunda atividade, trabalhou-se a esquiva. Realizava-se a ginga e quando o colega tenta-se tirar o pano deveria jogar o corpo para trás, realizando o movimento de esquiva.
Depois o objetivo da esquiva era proteger o lenço.
Na terceira atividade realizava-se a armada, com o auxilio de um cone. Depois em duplas, gingando, um realizava a esquiva e o outro a armada.


    

Capoeira


Aula pratica 10/08/2012

Na nossa primeira aula pratica a professora deu inicio aos primeiros movimentos de ataque,defesa e floreios,e a historia da capoeira.A aula começou com um aquecimento lúdico de pega-pega onde quem era o pegador era o capitão do mato e quem era pego eram os escravos,quem fosse pego iria ficar em posição de cocórinha e para libertar o companheiro realizava os golpes meia lua e martelo.Após isso aprendemos como fazer e aplicar em aula movimentos de ginga, cocórinha,meia-lua e o Ahú.
Meia-lua:
Ahú: